sábado, abril 22, 2006

«O Medo Azul» no Teatro da Vilarinha

O Barba Azul, criado por Charles Perrault e recriado pelos irmãos Grimm, inspirou «O Medo Azul», que estará em cena no Teatro da Vilarinha, no Porto, a partir de quarta-feira e até ao dia 30 deste mês. Trata-se de um espectáculo sobre o medo, encenado e interpretado por José Caldas. Desde tempos imemoriais até à actualidade que as bruxas, os ogres, os lobisomens e outros mitos povoam o inconsciente colectivo, animando numerosas histórias, muitas delas aterrorizadoras. «O Medo Azul» recupera uma dessas figuras míticas e arrepiantes, o “monstro” Barba Azul, levando o público a reviver os grandes medos da infância, deixando-se invadir com prazer pelos sobressaltos e sentindo de novo o grande arrepio.
José Caldas é, simultaneamente, o Barba Azul, sua esposa, mãe, irmã e irmãos, num espectáculo que explora as técnicas do contador de histórias. Marta Silva assina a cenografia: uma cadeira e o figurino do actor/contador, que se metamorfoseiam ao longo do espectáculo, criando personagens, espaços, emoções e atmosferas. O objectivo é potenciar o mínimo no máximo de expressão e sentido, como se do corpo do actor, da sua voz e das suas vestes emergisse todo o universo múltiplo e único. Miguel Rimbaud compôs a música, Alberto Magno apoiou o movimento e a mestra costureira Celeste Gomes preparou os figurinos. A produção é de Isaura Melo. Luísa Neto Jorge e M.J. Gomes traduziram para português o conto O Barba Azul, de Charles Perrault.
Recorde-se que «O Medo Azul» estreou em Março, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, nas comemorações do Dia Mundial do Teatro.
Dirigido a pequenos e grandes, «O Medo Azul», o espectáculo estará em cena no Teatro da Vilarinha, aos sábados às 16h00 e 21h45; domingos às 16h00. Os dias 19, 20 e 21 (4ª, 5ª e 6ª feira) são reservados a ensaios gerais com público, com início 21h45. Na semana de 24 a 28 de Abril haverá também sessões para o público escolar, às 11h00 ou 15h00. O espectáculo tem duração de cerca de 50 minutos. O preço dos bilhetes é de 9 e 4,50 euros (estudantes e <25 anos) e 3,30 euros (grupos).
Paralelamente, a partir de amanhã, a companhia o Pé-de-Vento apresenta «O Brincador», de Álvaro Magalhães, com encenação de João Luiz. O espectáculo, que estreou em 2005, estará em cena até 31 de Maio. Em Abril as sessões são reservadas ao público escolar organizado.

Sem comentários: