sábado, dezembro 23, 2006

domingo, dezembro 10, 2006

Infecções respiratórias no Inverno

Neste artigo apresentamos algumas recomendações para a prevenção do contágio de infecções respiratórias entre os mais pequeninos.

O vírus sincicial respiratório (RSV) é um vírus muito comum, sendo uma das causas de infecções respiratórias em bebés pequenos. É extremamente contagioso e a maioria das crianças pode contraí-lo até aos 2 anos de idade.

Enquanto que uma infecção por RSV origina nas crianças saudáveis sintomas semelhantes a uma constipação, em grupos de risco pode dar origem a uma doença mais grave. Os grupos de risco são bebés prematuros, pela fragilidade das suas vias respiratórias, do seu sistema imunitário e pela diminuição dos anticorpos maternos que os protegem, e também os bebés com doenças pulmonares crónicas, como a displasia broncopulmonar que pode ocorrer em grandes prematuros.

Os bebés em elevado risco de doença induzida pelo RSV são aqueles que se encontram expostos a situações que proporcionam a propagação do vírus, nomeadamente, hospitais, infantários, agregados familiares numerosos, a presença de irmãos mais velhos e também ambientes onde se encontram fumadores.

Algumas recomendações que deve seguir para diminuir a propagação do RSV e outros vírus respiratórios:

Lave as mãos com água morna e sabão antes de tocar no bebé.
Se estiver constipado ou com febre evite estar junto do bebé. Se for mesmo necessário, deverá recorrer à utilização de uma máscara.
Evite beijar o bebé, porque pode transmitir-lhe a infecção por RSV (em alternativa, pode abraçá-lo ou acariciar a cabecinha do bebé).
Procure manter as crianças mais velhas afastadas do bebé.
Não fume ao pé do bebé.
Evite locais com muita gente.
Tente passear o bebé em locais arejados e não poluídos.

Albina Silva
Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos